AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas

 

OBJETIVOS: Aplicar os princípios de desenvolvimento do marketing pessoal na conquista de resultados positivos, tanto para o profissional quanto para a organização. Executar o planejamento estratégico pessoal, apresentando as etapas para a construção de uma marca pessoal forte e duradoura. Promover o desenvolvimento da empregabilidade, visando à manutenção do trabalho e remuneração. Conhecer e adequar os desenhos de carreira da empresa às características do negócio, mantendo a competitividade empresarial.

 

EMENTA: Conceito e fundamentos do marketing pessoal. Marketing pessoal, o produto é você: mapeamento das potencialidades e fragilidades. Vencendo as barreiras: atitudes para mudanças, exercícios para aprimoramento e desenvolvimento de habilidades. Apresentação e comunicação correta dos profissionais perante o mercado de trabalho. Networking: a importância da criação e manutenção da rede de relacionamentos e redes sociais. Empregabilidade: o papel das pessoas no planejamento de carreira. Definição de carreira. O papel da empresa na administração de carreira. Desenho de carreira. As estruturas de carreira nas empresas (hierárquica, Y, especialização, polivalência, generalista, mista e W). Âncoras de Carreiras de Edgar Schein. Instrumentos para a gestão de carreira. Expatriação: a oportunidade e os desafios da carreira internacional. Repatriação: desafios para a área de RH na reintegração dos trabalhadores.

 

BIBLIOGRAFIAS BÁSICA:

DUTRA, Joel Souza. Gestão de Carreiras. A Pessoa, a Organização e as Oportunidades. 2ed. São Paulo: Atlas, 2017.

ROSA, Antonio Jose. Carreira – Planejamento e Gestão. 2ed. Rio de Janeiro: Editora Senac RJ, 2014.

VERAS, M. Gestão de Carreiras e Competências Empresariais. 1ed. São Paulo: Atlas, 2014.

 

COMPLEMENTAR:

CHIAVENATO, I. Carreira e Competência: Você é aquilo que faz! Como planejar e conduzir seu futuro profissional. 3ed. São Paulo: Manole, 2014.

MARTINS, Helio Tadeu. Gestão de Carreiras na Era do Conhecimento. 2ed. Rio de Janeiro: QualityMark, 2011.

ROBBINS, S. P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 14ed. São Paulo: Pearson, 2016.

SCHEIN, Edgar, H. Identidade profissional: como ajustar suas inclinações a suas opções de trabalho. Tradução de Margarida D. Black. São Paulo: Nobel, 1996.