INSTRUMENTAÇÃO BIOMÉDICA
AULAS SEMESTRAIS: 40 horas aulas
OBJETIVOS: Desenvolver o espírito de investigação, criando habilidades de observação, raciocínio,
conclusão e extrapolação, habilitando o tecnólogo a compor equipe de trabalhos práticos, assim
como equipe de pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológicos.
EMENTA: A disciplina objetiva o desenvolvimento de conceituação fundamental de instrumentação
biomédica, oferecendo condições imprescindíveis referentes ao conhecimento e comportamento para
a execução de trabalhos em ambiente médico-hospitalar. A disciplina envolve estudos de diferentes
tipos de sensores, eletrodos, amplificadores. Apresenta diferentes tipos de equipamentos médicohospitalares,
tais como ECG, EEG, EMG, sistemas de imagens médicas (monitores de vídeo para
eletromedicina; sistemas radiológicos) e terapêuticos, desenvolvendo o potencial de análise e
assistência dos alunos. Pretende desenvolver as competências de responder e organizar novas
idéias, desenvolver habilidades de medição e controle elétrico. O aluno absorverá conhecimentos de
medidas de fluxo e volume em sistema cardiovascular e respiratório, medidas de pressão e sons,
condicionamento de sinais, assim como a análise dos equipamentos biomédicos relacionados, que
são presentes e utilizados em centros clínicos e médico-hospitalares. No processo de formação do
Tecnólogo em Sistemas Biomédicos, serão inseridos exemplos de geradores de sinais biomédicos,
amplificadores de sinais biomédicos, registradores gráficos para sinais biomédicos e transdutores
biomédicos.
BIBLIOGRAFIA:
Básicas:
WEBSTER, J.G. Medical Instrumentation: Application and Design – 3 rd Edition. New York, USA: Editor John Wiley & Sons, 1998.
Complementares:
CARR, Joseph e BROWN, John. Introduction to Biomedical Equipment Technology. 4 th Ed. New Jersey, USA: Editor Prentice Hall, 2000.
KHANDPUR R.S. Biomedical Instrumentation. 1st ed. McGraw-Hill Editor, 2004.
ENDERLE J., BLANCHARD,S., BRONZINO J. Introduction to Biomedical Engineering. 2nd ed. Elsevier Academic Press, 2005.