ENGENHARIA DE SOFTWARE II
AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas
Objetivo: Conhecer e aplicar padrões ao processo de software. Mapear modelos de representação.
Ementa: Conceitos, evolução e importância de arquitetura de software. Padrões de Arquitetura. Padrões de
Distribuição. Camadas no desenvolvimento de software. Tipos de Arquitetura de Software. Visões na arquitetura de
software. Modelo de Análise e Projetos. Formas de representação. O processo de desenvolvimento. Mapeamento
para implementação. Integração do sistema. Testes: planejamento e tipos. Manutenção. Documentação.
Bibliografia básica:
BOOCH, G.; RUMBAUGH, J; JACOBSON, I. UML: Guia do usuário. Elsevier, 2006.
LARMAN, C. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e projeto orientados a objetos e ao
desenvolvimento iterativo. Bookman, 2007.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 8.ed. São Paulo: Addison Wesley, 2007.