AULAS SEMESTRAIS: 40 horas aulas

OBJETIVOS: Desenvolver o espírito de investigação, criando habilidades de observação, raciocínio,
conclusão e extrapolação, habilitando o tecnólogo a compor equipes de pesquisa e desenvolvimento
científico-tecnológicos.

EMENTA: A disciplina pretende desenvolver competências cognitivas através de situações que
permitam o conhecimento, a compreensão e a aplicação dos princípios da Física nos ramos de
Mecânica Ondulatória; Eletromagnetismo e Física Moderna. Pretende ainda desenvolver as
competências de responder e organizar novas idéias. São esperadas competências relacionadas a
habilidades de utilização de instrumentos de medida de grandezas físicas usados em várias situações
práticas. Serão inseridos exemplos de equipamentos médico-hospitalares que utilizam os princípios
discutidos, tais como equipamentos que utilizam a corrente elétrica, como estimuladores cardíacos, e
campos eletromagnéticos, como equipamentos de ressonância magnética; equipamentos baseados
na utilização de fontes sonoras, especialmente na ultrassonografia; equipamentos que se utilizam de
radiações eletromagnéticas, nos processos de emissão e absorção da luz; equipamentos que fazem
uso de radiações ionizantes ou não para fins de diagnóstico ou terapia, como equipamentos de Raios
X e o uso de radioisótopos.

BIBLIOGRAFIA:
Básica:
KELLER, F.J., GETTYS, W.E., FARIAS, A. A.. Física. – Vol. 1. São Paulo: Makron Books, 1999.
OKUNO, E. CALDAS, I. CHOW, C.. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. São Paulo: Harper & Row, 1986.
SEARS, F. ZEMANSKY, M.W. e YOUNG, A.D. CANC, K. Física – vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1985.
SERWAY, R.A., JEWETT JR., J.W.Jr. Física. Vol. 1 e 2. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
Complementar:
HALLIDAY, D. e RESNICK, R.. Física – vols. 1 e 2. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1994.
STERNHEIM, M.M., KANE, J.W.. General Physics, Study Guide. 2nd ed. New York: John Wiley Professio., 1991
TIPPLER, P.A. Física.- Vols. 1e 2. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2000.