AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas

 

OBJETIVO: Identificar os principais conceitos da teoria da administração, conhecer os modelos, processos organizacionais, cultura e observando o contexto contemporâneo. Fornecer ao discente uma visão crítica-analítica sobre a aplicação dos conceitos nas organização e teoria das organizacionais. Em suma, esta disciplina ambienta o discente no mundo da administração, reforça o pensamento compartilhado reproduzindo as novas tendências, ruptura e flexibilização da administração.

 

EMENTA: Abordar os conceitos das teorias da administração, novas formas organizacionais e os fenômenos da gestão modernas. A formação de conceitos da teoria da administração, racionalidade, dominação, poder e política. Teoria crítica e tópicos avançado de administração. Características da sociedade contemporânea, processos organizacionais, novas perspectivas e

 

 

tomada de decisão. Teoria administrativa e as metáforas organizacionais. Sustentabilidade, ecologia, patologias organizacionais, diversidade e globalização. Cultura, modelos de administração e conhecimento moderno. Novas tendências, compartilhamento, ruptura e flexibilização.

 

BIBLIOGRAFIAS BÁSICA:

CLEGG, Stewart; KORNBERGER, Martin; PITSIS, Tyrone. Administração e Organizações: uma Introdução à Teoria e à Prática. Porto Alegre: Bookman, 2016.

DAFT, R. L. Administração. 12ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

ROBBINS, Stephen P.; DECENZO, David A.; WOLTER, Robert M. A nova administração. São Paulo: Saraiva, 2014.

 

COMPLEMENTAR:

ANDRADE, Rui; AMBONI, Nério. TGA –Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

CHIAVENATO, Idalberto. Fundamentos de Administração: Planejamento, Organização, Direção e Controle para Incrementar Competitividade e Sustentabilidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 1996.

SALOMÃO, Sérgio; TEIXEIRA, Hélio; TEIXEIRA, Clodine. Fundamentos de Administração: a busca do essencial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.